Do jovem adulto ao idoso

Jovem Adulto

O termo "jovem adulto" é frequentemente usado para descrever o estágio da vida que ocorre após a adolescência e antes da meia idade. Embora não haja um consenso exato sobre a idade em que começa e termina o período de jovem adulto, geralmente é considerado como abrangendo os anos entre 18 e 30 anos.

De acordo com Arnett, existem três critérios para a idade adulta que são aceitar a responsabilidade, decidir de forma independente e tornar-se financeiramente independente.

Nesta fase de jovem adulto é quando estamos no auge da nossa condição física, temos uma boa saúde, menores taxas de mortalidade

Nesta fase de jovem adulto é quando estamos no auge da nossa condição física, temos uma boa saúde, menores taxas de mortalidade. A nutrição, a nossa atividade física, o stress, o sono e o tabagismo, tem influências na nossa saúde, talvez possamos não sentir tanto durante a fase de jovem adulto, mas mais tarde virão as repercussões dos atos que tivemos quando éramos mais novos. 


Podemos também dizer que o aumento da responsabilidade e independência financeira é um fator que pode desencadear problemas psicológicos. Em Portugal com os salários baixos é difícil que o jovem adulto saia de casa e crie a sua própria família, pois sem uma estabilidade financeira é impossível que isso aconteça, porém como os jovens tem quase todos esse objetivo e não o conseguem concretizar começam a entrar em ansiedade por não estarem a conseguir alcançar os seus objetivos pessoais o que trás consigo problemas psicológicos ao jovem adulto.

Para finalizar, em relação aos jovens adultos devemos considerar o seu desenvolvimento psicossocial. Como o ser humano é um ser social todo o ser humano precisa de socializar e as amizades destes jovens adultos são geralmente colegas de trabalho e colegas de equipa naqueles que ainda praticam desporto. Há um estudo que diz que os jovens que ainda estão solteiros normalmente socializam mais do que os jovens que namoram ou os que já têm filhos.


Adulto idoso

A esperança média de vida em Portugal tem aumentado constantemente nas últimas décadas devido a uma melhor qualidade de vida, cuidados de saúde e estilo de vida.Isto, resultou num aumento de uma população idosa.

No entanto, como a idade de um idoso pode variar bastante os idosos estão divididos em três categorias que são o idoso jovem, o idoso de meia idade e os idosos mais velhos.

No caso dos jovens idosos, esta categoria geralmente inclui pessoas com idades entre 60 e 74 anos. Esses idosos geralmente desfrutam de boa saúde e ainda estão ativos, tanto fisicamente quanto socialmente.

Os idosos de meia idade são pessoas com idades entre 75 e 84 anos. Esses idosos podem enfrentar desafios de saúde e mobilidade, e é mais comum que precisem de algum tipo de cuidado ou apoio, seja de familiares, cuidadores ou instituições de cuidados de saúde.


No caso dos idosos mais velhos são pessoas com 85 anos ou mais. Esses idosos geralmente enfrentam mais desafios de saúde e mobilidade, bem como maior dependência de cuidados e apoio além disso podem requerer cuidados a tempo inteiro e assistência em atividades diárias básicas.

Como é sabido quando as pessoas atingem uma idade mais avançada por natureza começam a perder grande parte das suas capacidades cognitivas, porém existem vários estudos que dizem que a atividade física atenua e retarda os efeitos degenerativos do envelhecimento, pois promove a capacidade respiratória, diminuição da depressão e ansiedade, o funcionamento cognitivo e a memória e para além disto tudo, diminui o risco de várias doenças como obesidade, diabetes e enfartes.

Devido à sua condição física os idosos quando são motivados para a prática da atividade física tendem a escolher atividades que sejam menos exigentes fisicamente como caminhadas, ciclismo ou dança. Além destas atividades, os idosos costumam aderir a aulas de grupo nos ginásio, pois além de melhorarem a sua condição física, promovem a sua saúde e acima de tudo promovem a sociabilidade, já que a solidão do idoso é um tema bastante falado e que tem efeitos muito negativos na vida de o idoso.

Quando trabalhamos com idosos deveremos ter o cuidado de trabalhar com eles de acordo as suas necessidades, com objetivos a curto prazo que sejam realistas e que realmente façam diferença na vida de cada um deles.

Para finalizar, acima de tudo devemos ter muito cuidado com a segurança dos idosos e ter estratégias para os motivar para que eles não desistam de praticar atividade física.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora